ASSOCIAÇÃO MARCELO HENRIQUE CÂMARA

Pelo ardente desejo que os pensamentos, virtudes e ações vividos por Marcelo Henrique Câmara sejam divulgados, bem como para promover seu processo de Beatificação, um grupo de leigos abraçou o desafio de compreender o chamado à santidade como uma vocação para todos, um dom oferecido gratuitamente por Deus a cada um de nós, e fundou em 04 de outubro de 2018, dia de São Francisco de Assis, a Associação Marcelo Henrique Câmara, para manter viva a história de um jovem que em plena virada do século XXI compreendeu esta “novidade” com coragem e vigor.

A Associação Marcelo Henrique Câmara é, canonicamente, uma Associação Privada de Fiéis e, civilmente, uma Organização Religiosa, pessoa jurídica de direito privado prevista no Art. 44, IV, da Lei Nº 10.406/2002, que adota a forma de estruturação, organização e funcionamento à luz do Direito Canônico, em consonância com o § 1º do mesmo Art. 44 do Código Civil e do Art. 3º e respectivos parágrafos do Decreto Nº 7.107/2010, que promulgou o Acordo Internacional celebrado entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé.

Uma Associação Privada de Fiéis é uma instituição eclesiástica regida pelas normas canônicas que lhe são aplicáveis na Legislação Eclesiástica (Cân. 298-311 e Cân. 321-326 do Codex Iuris Canonici). Assim, a Associação Marcelo Henrique Câmara rege-se, pois, pelas normas de direito brasileiras e canônicas.

A Associação foi reconhecida como Associação Privada de Fiéis e seu estatuto aprovado pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, pelo decreto assinado na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, em 12 de outubro de 2018 (Prot. Nº 282/18 L. 23).

Como Organização Religiosa, seu estatuto está registrado no 1º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Florianópolis/SC sob o Nº 51216, fls. 239, do Livro A-183.

Conforme o art. 3º de seu estatuto, a Associação Marcelo Henrique Câmara tem por finalidade:

  1. a)   divulgar, promover e fomentar o chamado à santidade no mundo atual, imbuindo de espírito cristão a ordem temporal;
  2. b) promover os processos de beatificação e canonização de Marcelo Henrique Câmara, bem como de outros fiéis cujo testemunho de vida e de fé seja compatível com o espírito do Evangelho;
  3. c)   incentivar seus associados a encontrarem na vida exemplar do Marcelo Henrique Câmara uma inspiração para a vivência do próprio cotidiano, buscando recursos, pensamentos, orações, práticas que auxiliem cada um a dar sua resposta pessoal no caminho da santidade;

d) publicar e divulgar o chamado à santidade e o culto aos santos no mundo atual, através de livros, palestras, cursos e materiais gráficos (seja em meio digital, seja em meio físico), eventos e obras de caridade.

DIRETORIA

Presidente

MARIZETE DA SILVA MULLER LEBARBENCHON POLLI

Vice-Presidente

FERNANDO DE TOLEDO BARROS WENDHAUSEN

Secretário

RENATO CESAR LEBARBENCHON POLLI

Vice-Secretária

ISABEL CRISTINA DE FARIA WENDHAUSEN

Diretor Administrativo-Jurídico

NILO MOMM

Vice-Diretor Administrativo-Jurídico

RICARDO SANTANA

Diretor Financeiro

GUILHERME DOMINGOS FERLA JR.

Vice-Diretor Financeiro

DANIEL MARQUES DE LUCENA

Diretora de Comunicação

MARCELA BATALHA MEDEIROS DE LUCENA

Vice-Diretora de Comunicação

RENATA SILVEIRA CALDEIRA DE ANDRADA FERLA

Conselheiro Espiritual

PADRE VITOR GALDINO FELLER

Assistente Espiritual

MARIA ZOÊ BELLANI LYRA ESPINDOLA

ASSOCIADOS FUNDADORES:

Bruna Luiza Auras

Daniel Marques de Lucena

Daniela Pitol Maestri

Diácono Roberto Guilherme da Costa

Eduardo Espindola

Eli Rodrigues Camargo Siebert

Eluiza Camargo Momm

Fernando de Toledo Barros Wendhausen

Gisele de Souza Pereira

Guilherme Domingos Ferla Jr.

Isabel Cristina de Faria Wendhausen

Marcela Batalha Medeiros de Lucena

Maria Zoê Bellani Lyra Espindola

Marizete da Silva Muller Lebarbenchon Polli

Nilo Momm

Padre Vitor Galdino Feller

Renata Silveira Caldeira de Andrada Ferla

Renato Cesar Lebarbenchon Polli

Ricardo Santana

BENFEITORES:

Julio Carlos Richard Câmara (Pai de Marcelo Câmara)

Leatrice Pavan (Mãe de Marcelo Câmara)