Home » Depoimentos » Márcio Schiefler Fontes

Durante a faculdade, como seu contemporâneo, conhecia Marcelo apenas de vista. Alguns anos mais tarde, tornado juiz substituto e respondendo pela Vara Criminal de São José, então a mais trabalhosa do Estado, fiquei estarrecido com a designação – pelo Ministério Público Estadual – do Marcelo, que eu sabia padecer de doença grave, para atuar em Promotoria de Justiça exclusivamente criminal junto àquele juízo.
Atuamos juntos por algumas semanas, intensas e desgastantes, física e emocionalmente, como eram todas naquela época por lá. Em seguida, aquela Vara foi sendo desdobrada e, pouco tempo depois, vimos 4 (quatro) Varas dividindo um trabalho que naquela época era concentrado em 1 (uma).
Marcelo sempre se mostrou dedicado e sereno. Jamais demonstrou qualquer sinal de medo ou perturbação pela lida criminal ou por qualquer caso específico, mesmo os mais deprimentes. Portava-se ao mesmo tempo com simplicidade e decoro. Lembro-me com exatidão de sua voz mansa, porém firme. Sempre assoberbados de trabalho, nossas conversas poucas vezes resvalaram para assuntos transcendentes, mas nesses casos sempre com grande proveito para mim. Seu ofício na Vara Criminal de São José foi para mim dos mais gratificantes e seu falecimento, uma perda que se mostrou também pessoal, como depois escrevi ao pai dele.
Márcio Schiefler Fontes
Juiz de Direito

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *